Saúde

Roberta Paganini assume a Secretaria de Saúde

Natural de Rio Grande, ela é a terceira pessoa a assumir a pasta no governo Paula Mascarenhas

Paulo Rossi -

Crise financeira na Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, dificuldades na ala da maternidade no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), falta de médicos na atenção básica e consequente sobrecarga no Pronto-Socorro, suspeita de fraude em exames pré-câncer coletados na rede municipal. Este é o cenário desafiador da saúde de Pelotas que agora será gerenciado por Roberta Paganini, nova secretária de Saúde de Pelotas.

Ela assume a pasta dois meses após o anúncio oficial de seu nome. Roberta é a terceira pessoa a assumir a secretaria no governo Paula Mascarenhas (PSDB), depois de Ana Costa, hoje da Secretaria Estadual de Saúde (SES), e de Leandro Thurow, servidor municipal de carreira que permaneceu cinco meses no cargo de forma interina.

Recepção
Em uma festa organizada por servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na tarde desta segunda-feira, Roberta foi recepcionada por servidores, secretários e pela prefeita Paula Mascarenhas. Em um discurso improvisado, a prefeita elogiou o trabalho de Leandro Thurow, com quem disse ter enfrentado meses conturbados na pasta.

“A Roberta que traz sua experiência, sua forma de ver a saúde, olhando as pessoas, o olhar de afeto, de acolhimento humano. Temos que superar desafios, transformar em bem estar para a população talvez na mais importante área”, deu as boas-vindas. O principal desafio, disse a prefeita, é manter o SUS em funcionamento, fortalecer a atenção básica sem esquecer dos hospitais.

A crise na Santa Casa, destacou, é um desafio para toda a região. Uma das metas é expandir a Rede Bem Cuidar para mais unidades, adiantou Paula.

“Eu acredito no SUS”
Agradecendo a presença de todos, Roberta falou em modelo horizontal de gestão, envolvendo trabalhadores e a sociedade no gerenciamento de políticas públicas na saúde. “O SUS é o grande desafio, não tem como dizer um. Tem a crise na Santa Casa, tem a atenção básica, que se não der conta sobrecarrega o Pronto-Socorro e tem a gestão das pessoas”, elencou a nova secretária.

Roberta também falou no seu modo de administrar, baseado na horizontalidade e chamado de cogestão. O formato inclui a participação dos trabalhadores da saúde e dos usuários do SUS, além de educação permanente e popular em saúde. “Respeitando a autonomia dos trabalhadores, a participação social para entender deles o que precisamos melhorar”, indicou.

Perfil
Natural de Rio Grande, Roberta Paganini Lauria Ribeiro é formada em Administração pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e possui pós-graduação em Gestão Federal do Sistema Único de Saúde (SUS). Roberta é servidora do Ministério de Saúde e atualmente estava cedida como secretária de saúde no município de São José do Norte.

Neste ano, uma das iniciativas lideradas por Roberta foi premiada em 1º lugar no Prêmio Inovasus pela aplicação do projeto de cogestão.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

São Lourenço: Cidade sedia reunião dos Conselhos Municipais de Educação da Azonasul Anterior

São Lourenço: Cidade sedia reunião dos Conselhos Municipais de Educação da Azonasul

Uma visita para a promoção da paz Próximo

Uma visita para a promoção da paz

Deixe seu comentário